Antonio Marcos e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
As expressões que aparecem nos contratos de seguros podem ser meio confusas – e, às vezes, significam o contrário do que parecem. Entenda o que é o prêmio do seguro.
Se você está pensando em fazer um seguro – de vida, de casa, de automóvel ou de celular – talvez sinta um pouco de dificuldade ao se deparar com tantos termos técnicos que aparecem no contrato. Prêmio do seguro, por exemplo, não é uma recompensa (apesar do nome). Ele é justamente o oposto.
Entender as informações do contrato antes de contratar um seguro é fundamental para tomar a melhor decisão. Abaixo, veja o que quer dizer prêmio do seguro e outras informações sobre ele.
Um seguro é um contrato feito entre uma pessoa ou empresa e uma seguradora. Esse documento estabelece que alguém, um bem material, patrimônio ou algum outro objeto – chamado de segurado – possui cobertura contra determinados riscos.
Em outras palavras, a pessoa ou empresa que contratou o seguro recebe uma indenização caso algum dos riscos contra os quais ela possui cobertura acontecer.
Por exemplo, no caso de roubo ou furto de imóvel, que normalmente acaba gerando grande perda financeira, o proprietário pode contratar um seguro que pode indenizá-lo em determinado valor. É uma forma de prevenir eventuais prejuízos.
O prêmio é o valor que você paga para ter direito à cobertura do seguro que contratou. Ou seja, para ter direito a indenização, é necessário fazer o pagamento de um valor específico, definido no momento da contratação. Esse pagamento é o prêmio.
Somente depois do pagamento do prêmio (que pode ser mensal, anual ou único) é que o contrato de seguro passa a valer.
Em palavras simples: o prêmio é o preço do seguro. Esse nome pouco intuitivo é um dos muitos exemplos que mostram o quanto a indústria de seguros ainda é burocrática. Como o prêmio é normalmente associado a algo bom, as pessoas tendem a não perceber que um prêmio do seguro significa, na verdade, o quanto elas terão que pagar por ele.
O valor do prêmio do seguro depende de alguns fatores. Alguns deles são o tipo de seguro, a cobertura oferecida pela apólice e o perfil de risco do segurado (que inclui idade, local de residência e pedidos de indenização já feitas).
Lembrando que a apólice nada mais é do que o contrato do seu seguro, onde são especificados todos os detalhes de sua cobertura, vigência, cláusulas e condições.
Geralmente, quanto maior a cobertura e o risco, maior será o prêmio (o custo para o cliente). Em casos de seguro de vida, por exemplo, se o contrato cobrir poucas circunstâncias de falecimento e o contratante for um jovem saudável, a seguradora acaba tendo menos chances de pagar uma indenização. Portanto, o prêmio deve ser menor.
Já se a apólice tiver uma cobertura ampla e o contratante for alguém com perfil de risco ou com condições de saúde ruins, as chances de a seguradora pagar uma indenização são maiores e, por isso, o prêmio poderá ser maior.
e o seguro for de automóvel, a seguradora leva em conta fatores como o valor do carro, índice de roubo do modelo, estilo (modelos mais novos e esportivos costumam ser mais leves e correr mais e, por isso, tem maior chance de colisão).
No entanto, existem situações em que o prêmio do seguro é fixo – ou seja, não é influenciado pelo perfil do titular – costuma ser o caso do seguro para aparelhos eletrônicos. É importante sempre verificar essas informações com a seguradora antes de contratar.
O atraso ou não pagamento do prêmio pode fazer com que o seguro seja suspenso, ou até mesmo cancelado. Se isso acontecer, o titular não terá direito à indenização caso aconteça algum dos incidentes cobertos.
Lembre-se que a apólice (contrato) precisa especificar quais são as condições para que o seguro seja suspenso ou cancelado.
Prêmio e indenização podem soar iguais, mas, no mercado de seguros, são opostos: o prêmio é o que o cliente paga. A indenização é o que ele recebe.
Ou seja, o prêmio é o preço pago pelo seguro, aquele valor que uma pessoa deve desembolsar para poder contratá-lo. A indenização, por outro lado, é o pagamento do benefício quando o seguro é acionado e o segurado tem uma cobertura para aquele acontecimento. Em outras palavras, é o pagamento feito pela seguradora ao cliente (titular do seguro).
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?
Categorias: