Antonio Marcos e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Por ser um país territorialmente extenso, não faltam opções de lugares para conhecer no Brasil. Há destinos que agradam a todos os tipos de turista, variando desde os mais pacatos até os muito movimentados.
Por exemplo, se você tem um perfil mais urbano, vai gostar de visitar as praias espetaculares, cercadas por grandes cidades. Caso tenha um estilo mais alternativo, as cachoeiras e piscinas naturais rodeadas pelo verde podem chamar a sua atenção.
Como há muitas opções de lugares para conhecer no Brasil, apresentaremos 23 destinos maravilhosos para você já começar a arrumar as malas. Continue a leitura e se inspire!
Para quem gosta de praia, Fernando de Noronha é um dos destinos mais buscados pelos turistas. Isso se deve às suas paisagens espetaculares, que encantam os visitantes — como a Baía do Sancho, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre e Praia do Leão. Na cidade, você pode curtir tanto lugares mais tranquilos quanto noites badaladas no Bar do Cachorro ou no famoso Festival do Zé Maria.
Se você gosta de aventura, também é possível navegar ao lado de golfinhos, observar tubarões e uma diversidade infinita de peixes e tartarugas marinhas. O preço para visitar todo esse paraíso, infelizmente, ainda é elevado. Contudo, não é nada que um bom planejamento financeiro não resolva e permita que você desfrute desse belíssimo destino.
O Jalapão, localizado no Tocantins, ainda é um destino que está sendo descoberto pelos viajantes. Embora o acesso ao parque não seja tão simples, as paisagens certamente compensam as dificuldades e enriquecem a aventura. Essa região é formada por cinco áreas de conservação, com mais de 34 mil km² de extensão.
Nesse local paradisíaco é possível encontrar cachoeiras cristalinas, piscinas naturais de cor verde-esmeralda e as notáveis nascentes, conhecidas como fervedouro. Além de se refrescar nas águas, você pode apreciar os chapadões e as dunas alaranjadas de cerca de 40 metros de altura.
A melhor forma de explorar a região do Jalapão é fechando pacotes com empresas especializadas. Alguns viajantes mais aventureiros preferem desbravar o território sozinhos. Contudo, para isso é necessário ter um carro com tração 4x4 e bastante conhecimento de mapas offline. Afinal, os caminhos são de difícil acesso e durante o trajeto não há sinal de GPS.
Não há dúvida de que, entre os melhores lugares para viajar em território brasileiro, os Lençóis Maranhenses estejam praticamente em todas as listas. Para ter acesso a esse parque, você precisa passar pela cidade de Barreirinhas que, apesar de grande, não apresenta muita estrutura. Além de oferecer uma ampla rede hoteleira, a região ainda agracia os visitantes com pousadas, hostels e hotéis peculiares e rústicos.
A infraestrutura simples de algumas acomodações é recompensada pela beleza natural estonteante, a culinária deliciosa e os ótimos roteiros. Inclusive, vale a pena aproveitar o famoso passeio de voadeira, que passa por vilarejos como Vassouras, Caburé e Mandacaru. Quando estiver em Atins, não deixe de provar o famoso camarão da Luzia!
Alter do Chão é uma pequena vila localizada a 30 km de Santarém. A praia local é considerada o Caribe Amazônico e apareceu em primeiro lugar na lista de melhores praias brasileiras do jornal britânico The Guardian em 2009. Além disso, a variedade da fauna, flora e gastronomia da Amazônia é capaz de encantar qualquer um.
Antes de se aventurar nesse paraíso, lembre-se de verificar em que época do ano pretende viajar. Isso porque cada temporada pode exibir paisagens diferentes, que são, de todo modo, sempre deslumbrantes.
A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás e é um ótimo lugar para ser conhecido em um feriado prolongado. Há opções para todos os gostos, incluindo passeios super-relaxantes, que contrastam com aqueles mais radicais — rapel, tirolesa e trilhas mais longas são ótimos exemplos.
Um dos pontos positivos desse lugar é a facilidade de acesso — o Alto Paraíso de Goiás está a 230 km de distância de Brasília. Além disso, as condições climáticas por lá são bastante definidas: tempo seco de maio a setembro e chuvoso de outubro até abril.
A Chapada Diamantina, localizada na Bahia, é um dos mais bonitos lugares para conhecer no Brasil. Para aqueles que amam natureza, trilhas e cachoeiras, esse é um destino interessante para relaxar e se aventurar.
Afinal, a região oferece diversas atrações e atividades, sendo capaz de manter o viajante ocupado durante muitos dias. Você pode, por exemplo, aproveitar um pôr do sol no Pai Inácio e se encantar com o Poço Azul, a Cachoeira da Fumaça ou a Cachoeira do Buracão.
De todas as Chapadas do Brasil, a das Mesas, localizada no Maranhão, é uma das menos conhecidas. O lugar, com certeza, não deixa os viajantes arrependidos. Ao invés disso, encanta por conta da oferta de beleza natural, respaldada por um conjunto de cânions, cachoeiras e trilhas.
A Chapada dos Guimarães, da mesma forma que a Chapada dos Veadeiros, tem fácil acesso partindo do aeroporto de Cuiabá. São cerca de 70 km percorridos em uma estrada asfaltada. Assim, o local pode ser considerado um destino propício para viajar durante um final de semana ou feriado prolongado.
Os paredões da Chapada são a grande atração. Eles se estendem por mais de 150 km e podem ser apreciados de um dos diversos mirantes abrigados pela região. Também não podemos deixar de falar das cachoeiras, que estão estrategicamente localizadas e diminuem a sensação de calor do cerrado.
Blumenau é a capital brasileira da cerveja e é um ótimo destino para quem aprecia a bebida, além da comida típica e da arquitetura europeia. No verão, os termômetros registram altas temperaturas e os turistas podem se refrescar na região da Nova Rússia — um lindo bairro, ainda desconhecido por boa parte dos viajantes.
A bela cidade catarinense também oferece uma boa estrutura hoteleira, com hotéis de diversos padrões e descolados hostels. Ou seja, oferece de tudo para viver momentos incríveis com os amigos ou a família.
João Pessoa é um destino brasileiro muito interessante. Basta lembrar que a pequena capital da Paraíba é organizada, limpa e segura. Soma-se a isso o fato de ser mais barata do que outros destinos nordestinos.
A cidade conta com belas praias urbanas e outras facilmente acessíveis, como a de Tambaba e Coqueirinho. Quem gosta de história também poderá apreciar o belíssimo centro histórico, que guarda alguns dos prédios mais antigos do país, uma vez que a cidade foi fundada em 1585.
São Paulo é a grande metrópole brasileira que, além de ser conhecida mundialmente, tem a fama de cidade que nunca dorme. Nessa grande região, há diversas oportunidades para todos os tipos de viajantes.
Algumas boas opções de passeio na capital paulista incluem uma volta pelo bairro da Liberdade e pelo Parque Ibirapuera. Aproveite também para fazer compras na 25 de março, no Brás ou no Bom Retiro.
Além disso, há uma infinidade de peças, exposições e filmes alternativos que não costumam chegar até as cidades menores. Ainda do ponto de vista cultural, merecem uma visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Se puder, aproveite para conhecer outras cidades paulistas interessantes.
O Rio de Janeiro é um dos cartões-postais do país e um dos principais lugares para conhecer no Brasil. Com lindas paisagens e praias fascinantes, o estado como um todo encanta os diversos tipos de turista, que lotam as atrações principais.
A cidade do Rio de Janeiro pode ser visitada o ano todo, uma vez que o clima é praticamente sempre quente. No entanto, quem gosta de um friozinho também pode visitar a região serrana e as lindas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Itaipava e Nova Friburgo.
Como se sabe, o Rio é um dos principais destinos do Carnaval e do Réveillon. Se você quiser passar o feriado do próximo ano em uma cidade diferente, basta se organizar desde já, pois tempo é o que não falta.
Foz do Iguaçu é um incrível destino para viajar pelo Brasil. A cidade oferece uma vasta estrutura hoteleira e passeios para todos os gostos. O parque que abriga as Cataratas do Iguaçu, por exemplo, ganhou o título de Patrimônio Natural da Humanidade em 1986 e, em 2011, elas foram consideradas uma das sete novas maravilhas da natureza.
Esta lista dos melhores lugares para conhecer no Brasil não poderia deixar Foz de fora, pois a cidade não se resume às Cataratas. Outras alternativas de lazer são o Parque das Aves, um tour pelo Refúgio Biológico e uma passagem pelo Eco Museu.
Maragogi é considerado por muitos como Caribe brasileiro. Suas praias de águas mornas, verdes e transparentes fazem parte da região da Costa dos Corais. Trata-se de uma área de proteção ambiental, a qual contempla dez municípios de Alagoas e três de Pernambuco.
Um dos melhores passeios é o mergulho com cilindro. Durante essa experiência, é possível admirar toda a beleza natural escondida debaixo do mar — onde vivem cerca de 185 espécies de peixes e animais, como a tartaruga marinha e o peixe-boi.
Ao lado da cidade de Canela, Gramado atrai um grande número de turistas que chegam à serra gaúcha. Um dos motivos que atraem todas essas pessoas é a arquitetura gramadense, tipicamente alemã e italiana. Uma simples padaria, por exemplo, ganha um toque especial devido à atenção dada tanto à fachada quanto aos detalhes internos.
A fama de Gramado também se deve à diversificada e sofisticada gastronomia dos restaurantes locais. Por lá, você pode encontrar quase de tudo. Existem, sim, restaurantes especializados em culinárias específicas, como a japonesa. Mas se o dia pedir uma pizza, essa vontade será facilmente atendida. Além disso, a cidade é um ótimo destino para lua de mel ou viagens românticas.
Outro ponto que chama muito a atenção é o alto nível de arborização da região. Ao redor, você verá muitas árvores, devidamente acompanhadas por encantadores jardins. Se for a Gramado durante o período natalino, não deixe de ver o Natal Luz, evento que exibe um caminho decorado com uma iluminação mais do que especial.
Conhecido com um dos locais mais visitados do Nordeste, Porto de Galinhas está a apenas 70 km da capital pernambucana, Recife. Em Porto, o destaque fica para as reluzentes piscinas naturais. Além de apresentarem um impressionante grau de transparência, as águas oferecem uma temperatura morna extremamente agradável. Soma-se a isso o fato de serem a morada de várias espécies coloridas de peixes. Isso, por sinal, explica por que as crianças se apaixonam rapidamente pelo local.
Quando a maré estiver baixa, vale muito a pena desfrutar de um passeio de jangada. Se você tem uma veia mais esportiva, em Porto de Galinhas também é possível praticar esqui aquático e surf. No caso, prefira as praias de Muro Alto e de Maracaípe, respectivamente.
E o que dizer sobre uma cidade que se chama Bonito, uma das capitais brasileiras da beleza e aventura? Situada no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade reúne o que há de melhor em matéria de turismo ecológico. A oferta de atrações do destino é tão vasta que é preciso reservar alguns dias por lá, a fim de aproveitar melhor a estadia.
Para quem é fã de mergulho, uma das passagens obrigatórias é a Lagoa Misteriosa, que mescla variadas tonalidades azuladas. Achou o nome curioso? Ele se refere ao mistério que cerca a profundidade da Lagoa, pois o ponto mais baixo permanece desconhecido.
Outro passeio imperdível é a Gruta do Lago Azul. As cavernas exibem um revestimento calcário e belas formações rochosas. No fundo das águas de um hipnótico azul-turquesa, já foram descobertos vestígios de espécies extintas, como a Preguiça Gigante. Por tudo isso e muito mais, Bonito figura entre um dos lugares mais buscados durante as férias.
Os amantes de visitas históricas não podem perder as sinuosas vias que contornam Ouro Preto. Uma das vantagens dessa cidade mineira é a conservação das construções. Graças ao tombamento proclamado pela Unesco, as edificações de Ouro Preto permanecem intactas. O resultado é uma poderosa sensação de viajar no tempo — esteja você viajando só ou com alguém.
Entre todas as atividades turísticas de Ouro Preto, conhecer a Igreja de São Francisco de Assis vale toda a viagem. Logo na entrada, é possível avistar o magnífico medalhão de Aleijadinho. Embora esculpida em pedra-sabão, a peça é envolta de requinte, além de revelar o preciosismo, genialidade e perfeccionismo do artista. No interior, tem-se o privilégio de contemplar a pintura de Mestre Ataíde, a qual foi concluída depois de uma década de dedicação.
Outras atrações de Ouro Preto são os famosos Museu da Inconfidência e Teatro Municipal (um dos primeiros do Brasil). Na hora de repor as energias, recomendamos os inigualáveis feijão tropeiro e tutu (à mineira). Como último incentivo, vale dizer que Ouro Preto está entre as opções para quem deseja viajar e economizar.
Se você quer tirar uns dias em um destino paradisíaco, Ilhabela é uma ótima candidata. Localizada no Litoral Norte de São Paulo, a cidade apresenta uma ótima infraestrutura para receber turistas das mais diversas regiões do mundo e dos mais variados gostos.
Esse é o lugar perfeito para quem deseja ter mais contato com a natureza. Com várias ilhas, praias, cachoeiras, piscinas naturais, montanhas e trilhas, é possível apreciar a rica fauna e flora de um dos poucos pontos de conservação da Mata Atlântica presentes no país.
Algumas das atrações turísticas mais impressionantes de Ilhabela são:
Já para quem gosta de curtir um friozinho, sonha em acender uma lareira e quer se deliciar com fondue e um bom chocolate quente, saiba que é possível encontrar um local que oferece essa experiência no interior paulista.
Essa região é propícia para se refugiar da correria do dia a dia e admirar a natureza. Não é à toa que a cidade de Campos do Jordão é um dos destinos preferidos de quem quer aproveitar um clima frio e sossegado.
Desde caminhadas na Vila Capivari até passeios de trem, bondinho e teleférico, Campos oferece experiências incríveis. De atividade cultural, é possível visitar o Museu Felícia Leirner e o Palácio Boa Vista. À noite, a Cervejaria Baden Baden é o destino mais esperado pelos adultos que apreciam uma boa cerveja e têm interesse em conhecer melhor o processo de fabricação.
Se você quer conhecer o acolhimento do povo baiano, vai amar Itacaré. Essa é a cidade perfeita para quem aprecia um bom dia de praia, com muito surf e esportes radicais.
As praias de São José, Jeribucaçu e Tiririca são algumas das mais procuradas pelos viajantes — para quem quer aprender a pegar ondas, a cidade conta com diversas escolas de surf. Para descansar dos passeios, o Restaurante da Vila Barracuda é uma ótima opção para conhecer a culinária regional e apreciar um cardápio sofisticado.
Durante a estadia, é possível conhecer as diversas trilhas e cachoeiras da cidade, além do Rancho Sêmani. Entre os meses de julho e outubro, você consegue também observar as baleias jubarte, em alto-mar, pois é o período em que chegam ao litoral para se reproduzir.
Para quem nunca foi à Bahia e gostaria de conhecer a energia que exala desse estado, Salvador é o destino mais indicado. Com diversos passeios históricos, a capital dispõe de museus como a Casa do Rio Vermelho, além dos clássicos Pelourinho, Farol da Barra e Igreja do Bonfim.
Entre setembro e março, você consegue aproveitar um clima sem muitas chuvas. O ideal é separar pelo menos uma semana para conhecer todas as maravilhas que a cidade apresenta para os turistas, assim como apreciar a culinária local, com pratos típicos da região.
Por fim, temos outro destino de verão, com praias dos mais variados gostos, desde águas cristalinas até mares perfeitos para pegar boas ondas. Bombinhas é uma cidade do litoral de Santa Catarina, que permite aos seus visitantes relaxar e aproveitar o contato com a natureza.
Se você viajar de carro para a cidade, vai conseguir aproveitar melhor a paisagem litorânea, com cerca de 40 praias, além do Sítio Panorâmico, Mirante Eco 360º e muitos outros destinos. A capital do mergulho ecológico também proporciona ótimas experiências subaquáticas.
Com opções tão incríveis, não faltam lugares para conhecer no Brasil. Para que tudo saia como o desejado, entretanto, é fundamental ter uma boa organização financeira e manter os roteiros bem organizados. Assim, você conseguirá aproveitar tudo o que o destino escolhido tem a oferecer.
Gostou dessas sugestões? Já pensou em viajar ao redor do mundo? Veja como seria o planejamento financeiro ideal para se programar para uma viagem desse tipo!
E lembre-se de contratar um bom seguro viagem, você pode solicitar uma cotação clicando aqui!
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?
Categorias: